Pela UIT-QI
O genocídio em Gaza volta a abalar os festivais internacionais de cinema. Durante o prestigiado Festival ‘Bienal de Veneza‘ de 2026, realizado entre 2 e 12 de setembro, o filme “NAZA” foi ovacionado pelo público, que elogiou o trabalho realizado por Yuval Abraham e Rachel Szor, que receberam um prémio especial. “NAZA” é o segundo trabalho de Yuval e Rachel, que, em 2025, ganharam o Óscar de Melhor Longa-Metragem Documental pela realização de “No Other Land“, co-realizado com o advogado e jornalista Basel Adra.
Dois anos depois de terem sido premiados pelo seu primeiro documentário, Yuval e Rachel recorrem novamente ao cinema documental para demonstrar que o genocídio continua. “NAZA” deriva do conceito hebraico “nezek agavi“, que se traduz como “dano colateral“, palavras utilizadas pelos soldados de ocupação para justificar o assassinato de mais de 75.000 palestinianos em Gaza. No documentário (e na realidade) fica demonstrado que os assassinatos são deliberados.
No seu discurso, Yuval comoveu o público e deixou uma mensagem clara: “Desde o início deste festival, em pouco mais de dez dias, Israel matou seis crianças palestinianas em Gaza: uma menina de três anos numa escola bombardeada, um menino de sete anos ao lado do pai no carro, e duas irmãs que dormiam em casa. Os oficiais dos serviços secretos israelitas com quem falámos explicaram-nos que este massacre em massa é sistémico; não é um acidente, mas sim algo deliberado“.
Yuval Abraham é jornalista de investigação e Rachel Szor é diretora de fotografia e cenógrafa; ambos são de origem israelita, pelo que são atacados por Netanyahu e pelo seu regime por revelarem, a partir de dentro, as atrocidades cometidas pelas Forças de Defesa de Israel. Em “NAZA“, 24 agentes das forças de ocupação, com os rostos ocultos, relatam em primeira pessoa as ações genocidas levadas a cabo em Gaza, o que resulta insuportável para a máquina israelita.
Segundo noticiou o ‘The Guardian‘ – que produziu o documentário -, o ministro da Cultura de Israel, Miki Zohar, acusou os realizadores de estarem dispostos a “prejudicar a sua pátria para receber aplausos de antissemitas de todo o mundo” e acrescentou que “tomarei medidas imediatas para revogar a cidadania israelita destes criadores desprezíveis por traição contra o Estado“, concluindo que “será investigado como foram obtidos os materiais utilizados no filme, quem foi o responsável pela sua obtenção e se alguma das ações levadas a cabo para os adquirir ou divulgar poderá constituir ‘ajuda ao inimigo em tempo de guerra’“. Netanyahu classificou o filme como “indigno” e afirmou que “dois realizadores israelitas que retratam as Forças de Defesa de Israel como criminosos de guerra recebem aplausos no Festival de Veneza“.
A raiva manifestada pelos agentes genocidas é diretamente proporcional ao apoio e à solidariedade que centenas de artistas e defensores da Palestina demonstraram a Yuval e Rachel, que receberam um aplauso caloroso e prolongado pelo seu trabalho, que se prolongou por 25 minutos, enchendo o Palazzo del Cinema, na ilha do Lido, em Veneza, de vivas.
O discurso de Yuval foi também uma denúncia contra o assassinato sistemático de jornalistas e denunciou que “esta verdade foi documentada e é conhecida desde o primeiro dia graças aos jornalistas palestinianos; mais de 200 deles foram assassinados por Israel em Gaza. As suas vozes foram silenciadas e negadas. Acreditamos que negar um crime é o que permite que este persista“. Yuval mostrou-se furioso e utilizou a tribuna local para criticar o governo de Meloni, os seus parceiros europeus e os Estados Unidos, insistindo na necessidade de o público europeu ver o documentário: “Queremos que os europeus o vejam, especialmente aqui em Itália, porque o vosso governo e o governo alemão estão a bloquear a pressão sobre Israel que poderia pôr fim a isto; e que os norte-americanos o vejam, porque esse país está a financiar grande parte do massacre“.
O documentário “NAZA“, tal como “No Other Land“, entre outros trabalhos, constitui um contributo para a mobilização mundial em apoio ao povo palestiniano e uma nova denúncia do genocídio perpetrado por Israel e pelos seus aliados em Gaza. Certamente que o documentário percorrerá as cidades do mundo como contributo para a visibilidade, a organização e a luta pelo fim do genocídio e do bloqueio, pela retirada de todas as tropas israelitas de Gaza, da Cisjordânia, do Líbano e da Síria, e pela luta de milhões de pessoas por uma Palestina livre, do rio ao mar.