Eleições em Israel: as urnas não conseguem acabar com o colonialismo

28 de Outubro, 2026
7 mins leitura

Por Maysam AbuHindi, do Partido da Democracia dos Trabalhadores (IDP), secção da UIT-QI na Turquia

Os colonos foram às urnas na terça-feira, 27 de outubro. Votaram pela quarta vez em cinco anos para decidir quem iria gerir a expropriação do povo palestiniano. A taxa de participação eleitoral atingiu os 77,7%, registando o nível mais elevado desde 1999. O eleitorado dos colonos dirigiu-se às urnas em número recorde para escolher entre dois diferentes líderes do mesmo projeto colonialista.

Com mais de metade dos votos contados, o bloco de Netanyahu ficou aquém dos 61 assentos necessários para a maioria, conquistando entre 55 e 56 assentos no Knesset, enquanto a oposição alcançou entre 64 e 65 assentos. As sondagens à saída das urnas revelaram que o Likud é o maior partido, com cerca de 27 assentos, enquanto o partido Yashar, de Gadi Eisenkot, ficou com 21 assentos. Espera-se que a contagem final esteja concluída na sexta-feira e que os resultados oficiais sejam anunciados a 4 de novembro. As negociações para a formação de uma coligação terão início assim que a contagem dos votos terminar. O candidato que o Presidente Herzog encarregar de formar o governo terá um prazo de 42 dias para o fazer.

No entanto, mais do que a própria corrida eleitoral, o que importa é o contexto político em que esta se desenrolou. Eisenkot é o antigo chefe do Estado-Maior do exército que arrasou Gaza. Naftali Bennett, uma das figuras importantes do mesmo bloco, construiu a sua carreira política em torno da expansão dos colonatos. A “mudança” prometida pela oposição resume-se à substituição dos quadros dirigentes. Independentemente do bloco que chegar ao poder, a guerra, o bloqueio, os colonatos e o regime jurídico de apartheid continuarão a existir.

Netanyahu concluiu a sua campanha eleitoral atacando os palestinianos que vivem nos territórios de 1948. Descreveu os eleitores árabes como “apoiantes da Irmandade Mulçumana” e acusou-os de invadir as mesas de voto e de defraudar as eleições. O regime colonial sempre considerou a presença dos palestinianos como uma ameaça. As urnas não escapam a esta abordagem. Os cidadãos palestinianos, por sua vez, responderam a isto com uma participação recorde. O jornal Haaretz informou que a participação dos eleitores árabes atingiu um nível sem precedentes e que se espera que os partidos árabes conquistem, no total, 19 assentos.

Embora isto constitua uma verdadeira expressão da vontade popular, depara-se com um sério obstáculo político. Um bloco palestiniano, com exceção de uma breve exceção, nunca fez parte de um governo que administrasse os territórios ocupados até à data, e nenhuma alteração no número de assentos elimina este facto. O parlamento de um regime colonizador e de colonatos é um dos instrumentos de poder político do colonizador. Os palestinianos, por sua vez, utilizam este espaço para proteger as suas conquistas e defender os seus direitos.

O ‘cessar-fogo‘ proclamado em Gaza a 10 de outubro de 2025 não pôs fim aos massacres. Mais de uma centena de organizações de ajuda humanitária e de direitos humanos afirmaram que o cessar-fogo existe apenas no papel, salientando que as forças israelitas continuam, todos os dias, a matar e a ferir palestinianos. De acordo com dados do Ministério da Saúde de Gaza, 1.493 pessoas foram mortas desde o ‘cessar-fogo‘; a data de 12 de outubro, o número total de mortos atingiu 74.382. Por sua vez, o Gabinete dos Direitos Humanos das Nações Unidas confirmou, desde a declaração do cessar-fogo até ao final de julho de 2026, 1.076 mortes relacionadas com o conflito, das quais 268 eram crianças.

A chamada “linha amarela” divide, na prática, a Faixa de Gaza em partes. De acordo com dados da Islamic Relief, esta linha deixa cerca de 65% de Gaza sob o controlo de Israel, enquanto concentra cerca de 2,1 milhões de pessoas na área restante de 35%. Segundo as constatações da Physicians for Human Rights, nenhum dos 36 hospitais de Gaza consegue funcionar plenamente. O Quadro Integrado de classificação da Segurança Alimentar (IPC) informou, em julho, que mais de 1,2 milhões de pessoas – o que representa 59% da população – enfrentavam insegurança alimentar de nível crítico ou mais grave, e alertou para o risco persistente de uma nova vaga de fome.

A Comissão de Inquérito das Nações Unidas chegou à conclusão, em duas avaliações distintas publicadas em setembro de 2025 e junho de 2026, de que Israel cometeu genocídio. O processo de reconstrução prometido no âmbito do cessar-fogo ainda não teve início, enquanto o processo de transferência do poder se encontra num impasse. A quantidade de ajuda humanitária que entra continua a depender das decisões arbitrárias da potência ocupante. Na primeira semana de outubro, entraram em Gaza 829 camiões de ajuda humanitária. Este número representa uma queda de 43% em relação à semana anterior. O Posto Fronteiriço de Rafah, por sua vez, permaneceu fechado a passageiros.

O projeto colonialista deslocou o seu centro de gravidade para a Cisjordânia. Aqui, a anexação avança por meio de bulldozers e armas. O jornal Washington Post relatou que dezenas de colonatos e postos avançados apoiados pelo governo estão a remodelar a geografia da região, dando origem a uma das mais intensas campanhas de violência e intimidação por parte dos colonos dos últimos anos. A 26 de outubro, na sequência da intensificação das operações militares em grande escala por parte do exército, mais de 3.000 palestinianos foram expulsos à força das suas casas em Hebron. O presidente da Câmara de Hebron acusou Netanyahu de utilizar esta operação com o objetivo de conquistar os votos dos colonos. A colheita da azeitona, que constitui a base económica e cultural da vida rural palestiniana, transformou-se agora num campo de batalha. A 17 de outubro, colonos atacaram diplomatas europeus, entre os quais se encontrava um presidente de câmara francês, nas proximidades de Taybeh. O presidente da câmara francês afirmou que este ataque revelou a tolerância do governo israelita em relação à violência dos colonos. Segundo a organização de direitos humanos ‘B’TSelem‘, a linguagem utilizada por altos responsáveis incita à violência contra os palestinianos, incluindo crianças, e normaliza uma mentalidade que não os considera seres humanos.

Os documentos das Nações Unidas revelam o caráter sistemático destes ataques. Segundo o Gabinete dos Direitos Humanos da ONU, a violência dos colonos, com o apoio e a participação direta das forças de segurança israelitas, está a levar à expulsão da população palestiniana de vastas áreas na Zona C, no Vale do Jordão, e em algumas partes da Zona B. A transferência forçada de população constitui um crime de guerra e pode também constituir um crime contra a humanidade.

A construção de colonatos também avança na mesma linha desta violência. A França, a Alemanha, a Itália e o Reino Unido anunciaram que, após a aprovação, em agosto de 2025, do projeto E1 – que fragmentará a Cisjordânia -, foram aprovadas 28 mil unidades habitacionais em menos de um ano, o que constitui um recorde histórico. Os mesmos governos referiram que, em outubro de 2025, foram registados 264 ataques por colonos, o que representa o número mensal mais elevado desde que a ONU começou a registar estes dados em 2006.

De acordo com dados da Plan International, entre outubro de 2023 e meados de setembro de 2026, foram mortos na Cisjordânia 1.136 palestinianos, dos quais pelo menos 250 eram crianças. O Tribunal Internacional de Justiça determinou que a ocupação deve terminar e que Israel deve retirar-se de todos os territórios palestinianos ocupados. A resposta do regime colonialista a esta decisão foi mais colonatos, mais destruição e mais incursões militares.

A guerra assola toda a região. A guerra dos EUA e de Israel contra o Irão começou a 28 de fevereiro e durou 40 dias, até ao cessar-fogo de 8 de abril. No Líbano, os produtores de azeitona estão a fazer a colheita à sombra de drones e aviões de combate. Um projeto colonialista, que depende da guerra contínua, precisa constantemente de inimigos para se manter e continuar a reproduzir esses inimigos.

Um regime colonizador-colono apropria-se da terra, estabelece uma ordem jurídica que classifica as pessoas hierarquicamente com base nas suas origens e protege essa ordem com armas fornecidas do exterior, sob a proteção política e militar das potências imperialistas. Os EUA estão a armar este regime. Enquanto os governos europeus emitem declarações de condenação, as relações comerciais prosseguem. Entretanto, os monopólios do armamento aumentam os seus lucros. O preço de tudo isto é pago pelos povos trabalhadores da região com as suas casas, as suas oliveiras e as suas vidas.

A verdadeira mudança só é possível através de uma pressão política e social organizada que ponha fim ao domínio colonial. O boicote contínuo e organizado, a retirada de investimentos e as sanções, os embargos de armas, bem como a recusa dos trabalhadores portuários e dos sindicatos em aceitar remessas de armas, são os instrumentos concretos desta luta. Na base desta mudança encontram-se a resistência em massa do povo palestiniano e a solidariedade internacionalista dos trabalhadores de todo o mundo.

A mudança de primeiro-ministro não garante nada disso. Embora Eisenkot, Bennett e Netanyahu divergem em matéria de táticas, unem-se na mesma política colonialista no que diz respeito ao Vale do Jordão, a Al-Khalil (Hebron) e à linha amarela. As reivindicações do povo palestiniano, por sua vez, não mudaram: o fim da ocupação e a concretização do direito de regresso dos refugiados. As eleições de 27 de outubro não dão resposta a nenhuma destas reivindicações.

Ir paraTopo

Don't Miss