Por Adolfo Santos, dirigenteda Esquerda Socialista (IS), secção da UIT-QI na Argentina, e da UIT-QI
Apoiado por uma grande mobilização popular, Lula derrotou Bolsonaro. A derrota da extrema-direita foi tal que, apesar dos milhões de votos que obteve, acusado de branqueamento de capitais, entre outros crimes, Flavio preferiu fugir do país para evitar ir para a prisão juntamente com o pai. A derrota de Bolsonaro foi a derrota dos ‘Trumps‘ e dos ‘Mileis‘.
Numa reviravolta histórica, Luiz Inácio Lula da Silva (Partido dos Trabalhadores – PT) venceu no segundo turno com 51,79 %, contra os 48,21 % de Flávio Bolsonaro (Partido Liberal – PL). Não foi um milagre. O que parecia praticamente impossível concretizou-se graças a uma poderosa mobilização popular que assumiu a tarefa de derrotar a extrema-direita bolsonarista. Foi assim que o próprio Lula se expressou a partir do quartel-general do PT, ao confirmar a vitória, quando agradeceu à juventude, às mulheres e aos idosos que se mobilizaram de todas as formas nos dias que antecederam e durante as horas de votação para impedir a vitória da extrema-direita. A derrota de Bolsonaro é também a derrota daqueles que imaginavam tingir o nosso continente de azul. Foi uma rejeição às motosserras de Milei, às tesouras de Bolsonaro e à austeridade que Trump e o FMI mandam implementar.
Foi uma reviravolta espetacular na campanha. Passou-se para um segundo turno com uma dinâmica diferente quando amplos setores da classe trabalhadora e da juventude começaram a perceber o grave perigo que representava uma vitória dos Bolsonaro. Amplos setores uniram-se como um verdadeiro exército para derrotar qualquer possibilidade de vitória de um candidato corrupto, indiciado por lavagem de dinheiro, que representava a continuidade da ditadura, desde o negacionismo até aos problemas ambientais e climáticos, passando pelo desmatamento da Amazónia, pela ameaça de anular a redução da jornada de trabalho, por quem representa a milícia assassina, pela violação dos direitos das mulheres e da juventude, e por aqueles que estão ao serviço direto dos interesses norte-americanos.
Foi essa a força motriz que mobilizou milhões: o receio de um novo governo da extrema-direita dos Bolsonaros, mais do que a satisfação com o governo de Lula-Alckmin. Não é por acaso que, no primeiro turno, muitos setores populares desiludidos não foram votar, permitindo a vitória parcial da extrema-direita. Mas a reação foi espetacular. A começar pela juventude, a primeira a perceber os perigos, que se lançou às ruas de todas as cidades, contagiando milhões. Foi essa ação que lhe permitiu somar mais de 10 milhões de votos para reverter o resultado adverso do primeiro turno e, com 80 %, alcançar a maior participação eleitoral de que há memória. “Lula” e o “L” formado pelo dedo indicador e pelo polegar foram as bandeiras que os eleitores ergueram contra a direita, consolidando os votos no Norte e no Nordeste e aumentando significativamente nas regiões do Centro e do Sul do país.
Da derrota esmagadora à fuga
Cidades como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Belo Horizonte (MG) ou Brasília (DF) registaram um aumento significativo no número de votos a favor do PT. Entre 4 e 25 de outubro, o voto inclinou-se a favor de Lula em praticamente todos os municípios. No primeiro turno, Lula tinha vencido em 2.663 municípios, contra os 2.906 de Flávio Bolsonaro. No segundo turno, dos 5.569 municípios brasileiros, o candidato do PT impôs-se em 2.875, contra os 2.695 de Flávio, mais 212 do que no primeiro turno. Foi nessas capitais e em muitos desses municípios que se registaram as maiores mobilizações, algumas das quais, como a de sábado, dia 24, durante o encerramento da campanha na Avenida Paulista (São Paulo), se tornaram o maior comício da história daquela capital, com a participação de 1,5 milhões de pessoas.
A tremenda derrota deixou o candidato corrupto da extrema-direita, Flávio Bolsonaro, em pânico e levou-o a fugir do Brasil para os Estados Unidos com a ajuda de Trump e Marco Rubio. Frustrada a ideia de conceder amnistia ao seu pai, preso por golpista, e ao seu irmão, autoexilado nos Estados Unidos para evitar um processo judicial e uma condenação por obstrução à justiça, e ele próprio sem imunidade parlamentar a partir do final do ano, fez as malas e fugiu com a família. Não se trata de um “perseguido político“. Flávio Bolsonaro está acusado de branqueamento de capitais, ligações ilegais com apostas desportivas, financiamento estrangeiro e manipulação nas redes sociais, por organização criminosa, peculato e por contratar “fantasmas” no seu gabinete e apropriar-se de parte dos seus salários. Um cocktail típico de um político patronal corrupto, o que demonstra a perceção correta das massas populares para impedir a eleição desta figura sinistra.
Manter a mobilização nas ruas
A vitória de Lula foi espetacular, na medida em que conseguiu derrotar a extrema-direita bolsonarista e dar uma resposta aos planos regionais de austeridade e cedência de soberania. Mas o resultado do primeiro turno é também uma mensagem para o governo do PT, que não produziu mudanças estruturais numa economia que continua ao serviço do sistema financeiro, do agronegócio e dos grandes empresários e multinacionais. É necessário manter a mobilização nas ruas para continuar a lutar contra a continuidade do governo de conciliação de classes de Lula-Alckmin, ao serviço dos de cima. Até agora, Lula prometeu aos protagonistas da recuperação, a juventude, o Programa Pé-de-Meia (programa de apoio económico a estudantes universitários, semelhante ao Bolsa Família). É bem-vindo, mas insuficiente. Para reduzir a desigualdade social, é necessário inverter o fluxo da riqueza, suspender os pagamentos da dívida e tributar as grandes fortunas, que abundam no Brasil.
As carências são imensas num país que ocupa o oitavo lugar no ranking mundial das economias. Uma situação que não condiz com o número limitado de vagas para ingressar na universidade, com os baixos salários na função pública, no setor da educação e da saúde, com pensões iguais ou piores do que as recebidas durante o governo de Milei; onde a questão ambiental está longe de ser resolvida e a desflorestação da Amazónia continua; onde os povos indígenas reivindicam o direito às suas terras face aos ataques do agronegócio e a dívida para com as mulheres continua por saldar, a começar pelo direito ao aborto. O acesso à habitação é um problema crónico e a promessa do primeiro emprego nunca se concretiza, levando setores importantes da juventude para os braços do tráfico de droga.
Lula promete soluções com base num gabinete “profissional“. Não se sabe o que isso significa. Até agora, tem governado com a alta burguesia e tem se aliado a políticos patronais, como o seu vice, Geraldo Alkmin, ex-governador de São Paulo e ligado ao Opus Dei. Por isso, a Corrente Socialista de Trabalhadoras e Trabalhadores (CST), secção da Unidade Internacional de Trabalhadoras e Trabalhadores – Quarta Internacional(UIT-QI) no Brasil, apresentou, na primeira volta, candidatos juntamente com as listas do PSTU, que apresentava o seu próprio candidato à presidência. No segundo turno, perante o perigo que representava a vitória de Bolsonaro, juntou-se com toda a força às mobilizações de rua ao lado de milhões de camaradas, apelando ao voto crítico em Lula, sem que isso significasse qualquer tipo de apoio político ao governo do PT. Sabemos que a solução de fundo para o povo trabalhador do Brasil é alcançar um governo dos e das trabalhadoras e trabalhadores. Terminadas as eleições, continuaremos nas ruas ao lado daqueles que lutam contra a desigualdade social, por melhores salários e pensões, pelo direito à terra e à habitação, em defesa do ambiente, dos direitos das mulheres e da juventude. Porque só a luta muda a vida.