Pela UIT-QI
Desde meados de setembro, a Europa tem sido palco de mobilizações em massa, nas quais estudantes, trabalhadoras e trabalhadores e os setores populares tomam as ruas e enfrentam a política de austeridade dos governos. Desde o Estado Espanhol e a França, passando pela Alemanha, Bélgica e Itália, o efeito de contágio espalhou as manifestações, acampamentos e bloqueios que percorrem grande parte do continente europeu. As centrais sindicais de França e do Estado Espanhol convocaram greves gerais para os dias 5 e 11 de novembro, respetivamente, e está em curso, de momento, uma verdadeira rebelião estudantil e de greves.
No Estado Espanhol, o direito à habitação acendeu a faísca
A revolta deflagrou-se em grande escala em Madrid, quando a Praça do Sol ficou lotada com um acampamento massivo para repudiar o despejo de Maricarmen, vítima mortal de um dos 45 despejos diários que são executados todos os dias no Estado Espanhol e da política habitacional criminosa do governo de Pedro Sánchez, do PSOE (‘Partido Socialista Operário Espanhol‘) e dos seus aliados. Sánchez governa desde 2018 e é apontado como o responsável pelos custos de arrendamento inacessíveis, pela impossibilidade acentuada de aquisição de habitação para a maioria dos trabalhadores e pelo crescimento desproporcionado dos arrendamentos temporários. A destruição dos salários impede a maioria dos trabalhadores e a juventude de aceder a uma habitação digna, enquanto os bancos fazem grandes negócios. Só entre 2021 e 2024, os salários cresceram 7,4%, enquanto o preço das rendas aumentou 29,4% e o aluguer por quartos cresceu 85,4% desde 2022.
O acampamento em massa em Madrid alastrou-se a Barcelona, Valência e outras cidades do Estado Espanhol. O governo de Pedro Sánchez procurou aliviar a situação com a aprovação de um decreto que atendia a parte das reivindicações, embora não resolvesse o problema de fundo; mas fracassou. A direita do ‘Partido Popular‘ (‘PP‘) e o VOX votaram contra, expondo o governo a uma crise que o obrigou a convocar eleições antecipadas para 29 de novembro, com as quais Sánchez procura canalizar a crise política e salvar-se.
Apesar das manobras e das ameaças, os acampamentos mantiveram-se e foram rodeados por mobilizações massivas que enfrentaram as ações da extrema-direita espanhola que, em nome da “hispanidade“, procuraram atacar os e as lutadores no passado dia 12 de outubro. Longe de recuar, na quarta-feira, dia 14, teve início a greve no ensino em Madrid, onde os professores e professoras exigem um aumento salarial e os estudantes e estudantes melhorias nas condições de estudo. Registaram-se confrontos na Universidade Complutense quando a polícia tentou reprimir a manifestação.
Os acampamentos e as mobilizações têm vindo a desenvolver um plano de luta e uma agenda de reivindicações inabalável: que os custos das rendas não ultrapassem 20% dos salários, para que ninguém fique sem casa, e a expropriação sem indemnização dos grandes proprietários e dos fundos predatórios, a fim de criar um parque habitacional 100% público e estatal.
França: milhares de estudantes do ensino secundário nas ruas superam a repressão
O efeito de contágio não se fez esperar. A rebelião atravessou as fronteiras e chegou à França, onde os estudantes do ensino secundário e universitários se lançaram numa verdadeira rebelião nacional contra as medidas de austeridade promovidos pelo governo de Macron.
A 29 de setembro, realizou-se também uma greve dos funcionários públicos, convocada para protestar contra os baixos salários e o corte de 4,5 mil milhões de euros que o governo pretende impor com o orçamento de 2027. No mesmo dia, os estudantes do ensino secundário e das universidades realizaram bloqueios e ocupações dos estabelecimentos de ensino e organizaram mobilizações em massa com centenas de milhares de pessoas em grande parte das cidades do país. Os estudantes denunciam o abandono da educação, que os obriga a estudar em condições péssimas, com jornadas prolongadas, instalações em mau estado, salas de aula superlotadas e falta de professores.
A revolta alastrou-se à maioria dos liceus e universidades, que foram ocupados nas últimas semanas. A resposta do governo de Macron foi a repressão e a perseguição. O governo informou que, a 7 de outubro, havia mais de 6.800 pessoas detidas, das quais 86% são menores de idade. Um jovem de 15 anos perdeu a mão devido a uma granada lançada pela polícia; muitos deles são menores de idade. E o ministro da Justiça anunciou uma forte perseguição e criminalização dos estudantes em luta.
Apesar da repressão e da perseguição, a juventude não desiste e enfrenta a repressão, organizando mobilizações em massa, apesar da proibição, que acabou por fracassar, de se mobilizar nas zonas escolares que o governo tentou impor. Na terça-feira, 13 de outubro – enquanto o parlamento iniciava o debate sobre o orçamento de 2027 – realizou-se a mobilização mais massiva desde o início das ações. Segundo as organizações estudantis e sindicais, cerca de 500.000 pessoas mobilizaram-se na jornada convocada como o “Quinto Ato“, demonstrando que a mobilização não pára de crescer e conquista a simpatia da maioria trabalhadora do país, tendo contado com novas participações relevantes, como a de Greta Thunberg, que esteve em Paris a dar o seu apoio.
Em novembro, greves gerais em França e no Estado Espanhol
Tanto no Estado Espanhol como em França, os movimentos juvenis, estudantis e de trabalhadores conseguiram impor às centrais sindicais a convocação da greve geral. Em França, a CGT (‘Confederação Geral do Trabalho‘) convocou um dia de greve geral e mobilização nacional para 5 de novembro e, no Estado Espanhol, esta terá lugar a 11 de novembro, de acordo com a convocatória da CCOO (Comissões Operárias) e da UGT (União Geral dos Trabalhadores).
As convocatórias para as greves gerais foram impostas a partir da base; não faziam parte dos planos das direções sindicais tradicionais. Em Espanha, as grandes assembleias nas praças, em conjunto com o Sindicato dos Inquilinos, exigiam ação desde os primeiros dias do acampamento. Em França, o movimento de estudantes e funcionários públicos conseguiu tirar momentaneamente da letargia a CGT, que estava a negociar o orçamento com o governo.
Para conquistar as reivindicações, é fundamental preparar planos de luta que garantam a continuidade da luta. Organizar assembleias unitárias de estudantes e trabalhadores nos locais de trabalho e de estudo e em cada bairro para formar comités de greve que consigam a unidade entre os estudantes e a classe trabalhadora com greves contundentes.
Os protestos alastram-se pela Europa
O forte efeito de contágio começa a alargar as mobilizações a outros países do continente. Na Alemanha, durante o mês de setembro, realizaram-se importantes mobilizações operárias impulsionadas pela ‘DGB‘ (‘Confederação Sindical Alemã’) e pelo sindicato IGMetall (sindicato dos metalúrgicos), contra as reformas e os cortes promovidos pelo governo de Friedrich Merz (CDU) e as ameaças de despedimentos e encerramento de fábricas industriais nas mãos de grandes multinacionais como a Volkswagen, Mercedes Benz, Audi, BMW, ZF, Bosch, entre outras. A 25 de setembro, milhares de estudantes mobilizaram-se para repudiar a nova lei de modernização do serviço militar, que visa recrutar – ainda que voluntariamente – os jovens do sexo masculino nascidos a partir de 2008. Os estudantes temem que, devido à falta de inscrições voluntárias, o governo procure impor a obrigatoriedade com base no rearmamento promovido pelos governos de cada país da União Europeia.
Na Bélgica, realizaram-se 48 horas de greves entre sexta-feira, dia 9, e segunda-feira, dia 12, bem como grandes mobilizações contra os cortes orçamentais de 10.000 milhões de euros que o governo de Bart de Waber pretende impor.
Na Itália, onde um grande movimento operário e popular esteve na vanguarda com as suas greves gerais em apoio à Palestina, começa a retomar a iniciativa contra o governo de Meloni. Nas últimas semanas, realizaram-se uma série de manifestações estudantis sob o lema “Vamos fazer como em França!“, demonstrando que a indignação se estende para além das fronteiras, e uma série de greves parciais em setores laborais específicos, como a siderurgia e os transportes, tem vindo a decorrer ao longo do mês de outubro. O sindicato combativo USB (‘União Sindical de Base‘) convocou uma greve geral para 30 de outubro.
Em Portugal, país que regista um dos parques de habitação social mais reduzidos da Europa, com apenas 2%, o lema “Vamos fazer como em Espanha!” expressa que a situação da habitação é insustentável. Começaram a realizar-se assembleias e mobilizações no Porto e noutras cidades, ao mesmo tempo que se denuncia o governo social-democrata de Montenegro e a Aliança Democrática (AD) por promoverem uma lei que facilita os despejos e protege os interesses dos grandes proprietários de terras e dos fundos imobiliários.
Todo o apoio às lutas e greves em França e no Estado Espanhol!
As lutas exemplares na Europa não são factos isolados. Todos os governos da União Europeia, sejam eles social-democratas como o de Sánchez, de centro-direita como o de Macron ou de direita como o de Meloni, procuram impor medidas de austeridade ao povo trabalhador, cortar nas despesas sociais para pagar a dívida externa e sustentar os planos de rearmamento para competir na corrida ao armamento, aceitando as imposições de Trump. As mobilizações estudantis não estão sozinhas. As lutas estendem-se por outros continentes, desde a juventude contra os cortes na educação e a repressão do ultradireitista Kast no Chile até ao movimento das “baratas” que, na Índia, enfrenta os ataques antidemocráticos do governo de Modi, passando pela jornada de 15/10 na Argentina, com a nova Marcha Federal universitária contra os cortes na educação do governo de Milei.
A partir da Unidade Internacional de Trabalhadoras e Trabalhadores – Quarta Internacional (UIT-QI), apoiamos as mobilizações dos estudantes, da juventude e dos trabalhadores em luta e apostamos na solidariedade internacional pelo triunfo das lutas e das iminentes greves gerais. Repudiamos a repressão de Macron, exigimos a libertação de todas as pessoas detidas e a anulação de qualquer perseguição judicial contra ativistas e organizações de esquerda que apoiam as mobilizações.
Em cada país e contra cada governo, seguimos o exemplo dos estudantes franceses que nos mostram o caminho. Façamos como em França! Façamos como no Estado Espanhol! Tomemos as ruas para conquistar as nossas reivindicações, a caminho de pôr fim à barbárie capitalista que nos condena à fome, à miséria e à repressão.