Por José Castillo, dirigente da Esquerda Socialista (IS), secção da UIT-QI na Argentina, e da Frente de Esquerda e dos Trabalhadores – Unidos (FIT-U)
O governo de Milei está a festejar! Como não festejar, se já estava quase a ficar sem um dólar nas suas reservas! Por isso, entre janeiro e março, rifou 5 mil milhões de dólares, enquanto se abria o fosso entre o dólar oficial, que rondava os mil dólares, e os dólares paralelos, que ultrapassavam os 1.300. Foi precisamente por isso que, em março, houve uma onda de remarcação que terminou com uma taxa de inflação de 3,7%, pulverizando ainda mais os já deprimidos salários e pensões.
Milei e o seu séquito estão a festejar, até com canções. O povo trabalhador não tem nada a festejar. Trata-se de um novo acordo com o FMI, que, tal como os 22 anteriores, só nos trará mais fome, rendição e marginalização social.
A quem se destinam?
Analisemos a que se destinam os 12 mil milhões de dólares que chegaram esta semana e os restantes 3 mil milhões que completam os 15 mil milhões de dólares que chegarão em 2025. O governo diz: “para abrir o cepo”. Será que o povo trabalhador tem alguma sobra para sair e comprar dólares? O grande problema dos trabalhadores é que não conseguem fazer face às despesas, não é que queiram sair para comprar dólares. A abertura do cepo é uma festa para os polvos especuladores, ou para as grandes empresas multinacionais, que podem agora fugir com todos os seus super-lucros para o estrangeiro.
As bandas de câmbio, leia-se a nova desvalorização
Por exigência do FMI, o dólar oficial e os paralelos foram unificados num único valor, que pode oscilar entre 1.000 e 1.400 pesos por dólar. Como esperado, passou de 1.050 para 1.200, que era o valor oficial na tarde de sexta-feira. Como a maioria das importações é feita para este dólar oficial, as consequências são claras: mais um salto inflacionista em abril, com uma recuperação em maio. Os meses estão chegando com números semelhantes ou até piores que os de março, enquanto o governo insiste em não aprovar acordos acima de 1,5% ao mês!
Não há aumento da dívida? A mentira absoluta
Por incrível que pareça, o governo afirma que este acordo “não aumenta o endividamento” porque anula as letras intransferíveis do Banco Central para a nova dívida com o FMI. O argumento é ridículo: uma dívida em pesos, intra-estatal (o governo teoricamente “deve” ao Banco Central), é trocada por outra em dólares, que paga mais de 5% de juros anuais em dólares, com o Fundo, que está vinculado a uma série de exigências.
Em que é que o dinheiro do Fundo vai ser utilizado?
Como o leitor já deve ter começado a suspeitar, não serão fundos frescos para resolver qualquer necessidade popular, seja ela melhores salários ou pensões, ou mais dinheiro para a saúde e educação. Os recursos irão diretamente para as reservas do Banco Central, e só poderão ser usados para evitar que o dólar ultrapasse a faixa dos 1.400 pesos. Por outras palavras, tal como o próprio Caputo fez em 2018, vão vendê-los a baixo custo aos seus amigos especuladores para que estes possam fugir, em troca de que o dólar não escape demasiado, pelo menos antes das eleições. Por isso, denunciamos que, em última análise, o FMI está a financiar a campanha de Milei.
Os fundos serão também, evidentemente, utilizados para pagar os vencimentos da dívida com o próprio FMI, uma vez que os prazos de capital são alargados em 48 meses, mas os juros têm de ser pagos. E com os credores privados, onde o primeiro da fila é o vencimento de 4,5 mil milhões de dólares em julho.
Como sempre, o acordo tem condições
Nenhum acordo com o Fundo é gratuito. Uma vez conhecido o relatório dos serviços aprovado na sexta-feira pelo conselho de administração, as exigências já são claras. Aprofundar a austeridade, a motosserra. O governo já anunciou que o superávit deste ano, que pretendia levar a 1,5% do PIB, será aumentado para 3%. Traduzindo: cortar na despesa pública, continuar a matar à fome os trabalhadores do Estado e os pensionistas, fechar mais organismos, cortar ainda mais na saúde e na educação, até ‘dar’ esse número.
Outra exigência explícita é a aceleração das privatizações. Na vanguarda estão a Aerolíneas Argentinas e o Banco Nación. Exigem também avançar com a reforma laboral, ou seja, flexibilizar ao extremo o trabalho e retirar todos os direitos conquistados pelo povo trabalhador. E, claro, querem continuar com a reforma das pensões, deixando os reformados ainda mais à fome, aumentando a idade da reforma, eliminando os regimes especiais, como o dos professores, e lançando um sistema de privatizações, semelhante ao das AFJP (Administrador de fundos de pensões e de reforma).
Como se tudo isto não bastasse, na segunda-feira, dia 14, tivemos a chegada do Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent. O governo deixou correr o boato de que ele poderia chegar com mais fundos frescos. Obviamente que não foi o caso; pelo contrário, o que apareceu foi a exigência de que a Argentina saísse do swap (permuta) com a China, ou seja, que aprofundasse ainda mais o seu alinhamento e dependência dos Estados Unidos.
Qual é a saída?
Como podemos ver, não há nada a favor dos povos em todas as consequências do acordo com o Fundo. Não resta mais nada senão sair e lutar com tudo contra esta versão mais profunda da austeridade, que, agora, mais do que nunca, pertence a Milei e ao FMI. Continuar o que já vem acontecendo com a onda de mobilizações de fevereiro e março, e em particular com a grande marcha de apoio aos reformados na quarta-feira, dia 9, e a greve do dia 10 deste mês, exigindo uma nova greve, agora de 36 horas, e um plano de lutas.
Mas, acima de tudo, é preciso afirmar que é necessário um outro programa económico, operário e popular, que comece precisamente por quebrar todos os laços políticos e económicos que nos ligam ao FMI e por deixar de pagar desde já a dívida externa ilegal, fraudulenta, imoral e ilegítima. Dessa forma, todos esses recursos poderão ser utilizados para resolver as necessidades populares mais urgentes. Só a Frente de Esquerda – Unidade propõe esta solução, que deve ser imposta tanto na luta e nas ruas como nas eleições.